As aduelas são tábuas de carvalho especialmente seleccionado, com secagem de 24 meses no parque de madeiras (“merrain”) e submetidas a uma tosta apropriada, especialmente concebidas para colocação dentro de cubas.
A configuração plana da aduela permite uma tosta homogénea ao longo da sua superfície e consequentemente melhor do que a efectuada nas aparas de carvalho.
Aduelas Clássicas
Carvalho Francês
Carvalho Francês, secagem natural de 24 meses, certificado pelo Bureau Veritás. Aduelas produzidas em França, na Merrain Internacional, em Moutreaux-sur-saone (Lorena-Vosges).
Aduelas Clássicas
Carvalho Americano
Carvalho Americano, secagem natural de 24 meses, certificado pela Ernst & Young. Aduelas produzidas nos EUA, na Independent Stave Company (ISC), no Missouri.
Aduelas Latitude
As Aduelas Latitude são aduelas de carvalho francês, especialmente seleccionado, com secagem de 24 meses no parque de madeiras (“merrain”) e submetidas a uma tosta especialmente concebida para estágios de longa duração.
As aduelas Latitude proporcionam um equilibrio entre aromas e sabores, resultado da tosta que foi especificamente desenvolvida tendo em mente a aproximação mais fiel à barrica. Com as aduelas Latitude, os vinhos evoluem de forma complexa, desenvolvendo um carácter de maturidade até ao final do estágio.
Cada uma das aduelas Latitude é tostada de acordo com o perfil de tosta utilizado nas barricas que originaram o seu nome, ou seja, a aduela 44º Bordeaux possui uma tosta em tudo semelhante à das barricas dos vinhos de Bordéus; a aduela 45º Rhone é tostada de acordo com as barricas dos vinhos do Ródano e por fim a aduela 46º Burgundy tem um perfil de tosta semelhante ao das clássicas barricas da Borgonha.
Aduelas High Extract
As Aduelas High Extract são aduelas de carvalho especialmente seleccionado, com secagem de 24 meses no parque de madeiras (“merrain”) e submetidas a uma tosta especialmente concebida de forma a criar produtos distintos.
A experiência e o conhecimento acumulados sobre a produção e utilização de alternativos de carvalho ao longo de 25 anos, permitiu desenvolver este inovador tipo de aduelas.
Com as aduelas High Extract pretende-se colocar nas mãos do enólogo uma nova ferramenta, que possibilite o uso de madeiras de uma forma racional e consistente, ajudando a criar o perfil de vinho procurado. São diferentes perfis aromáticos e de extracção que permitem ir ao encontro de necessidades específicas.
Estas aduelas têm uma concentração de extractíveis muito maior que as aduelas clássicas, permitem resultados mais rápidos, e destinam-se especialmente ao afinamento de vinhos.
Cuvée Nº 1 e Nº2
A série Cuvée, inspirada na palavra francesa para “blend” oferece aduelas especiais, desenhadas para obter características aromáticas específicas.
Cuvée Nº1 – As aduelas Cuvée Nº1 apresentam um aroma inequívoco a “macaron” (biscoito doce feito a base da amêndoas) ao qual se juntam aromas de massa folhada, amêndoas tostadas e avelâs com um toque de madressilva. São especialmente interessantes para vinhos brancos.
Cuvée Nº2 – As aduelas Cuvée Nº2 apresentam notas de merengue, creme de baunilha, leite creme e nougat. Conferem um corpo mais estruturado que as Cuvée Nº1, adicionando uma intensidade de volume tanto aos vinhos tintos como aos vinhos brancos.
Cuvée Nº3 “Espresso Toast”
A série Cuvée, inspirada na palavra francesa para “blend” oferece aduelas especiais, desenhadas para obter características aromáticas específicas.
Cuvée Nº3 “Espresso Toast” – é a terceira adição à série Cuvée e é desenhada para enólogos que procuram combinações complexas de aromas tostados. Tal como os italianos aperfeiçoaram o “espresso roast”, orquestrando cuidadosamente um delicado equilíbrio de aromas concentrados, a Cuvée Nº3 “Espresso Toast” confere uma mistura rica de aromas atravessando o amplo expectro da tosta