Taninos

tru / tan - Innovative Oak Tannins

trü/tan resulta de um blend de taninos gálicos e elágicos, em que cada formulação  foi especificamente desenhada para ser utilizada em diferentes fases da vinificação. O que torna a gama trü/tan única é a matéria-prima que lhe dá origem. O carvalho utilizado nos taninos trü/tan é proveniente das mesmas florestas Premium que dão origem à madeira utilizada na produção de barricas topo de gama de carvalho francês. Este carvalho é posteriormente tostado segundo um processo exclusivo. Para criar complexidade e melhorar a qualidade dos seus vinhos. Explore as cinco fórmulas inovadoras que lhe propomos.

trü/tan f2 (fermentation finishing)

Use trü/tan f2 (fermentation finishing) para incrementar a estrutura durante a fermentação e a frescura durante o acabamento, tanto em vinhos brancos como em vinhos tintos, proporcionando simultaneamente a quantidade adequada de carvalho.

trü/tan f2 é um lote de taninos hidrolisáveis composto por taninos gálicos e elágicos que tem no total cerca de 75 a 80% de taninos, tornando este produto ideal para a fermentação de mostos brancos e tintos. Pode proteger as fermentações de uvas infectadas com fungos, pois inibe a actividade lacase. Com este elevado conteúdo de taninos, trü/tan f2 previne a oxidação protegendo os vinhos brancos do acastanhamento. Melhora o volume de boca e a textura nos vinhos brancos e tem efeito idêntico nos vinhos tintos.

Dose: A dose recomendada é de 5-30 g/hl, sendo que é aconselhável realizar ensaios antes do seu uso. O estilo de vinho pretendido e a casta utilizada terão também um impacto na dose utilizada. Contacte um técnico da WTS e solicite amostras para ensaios.

trü/tan vf (vinification formula)

Use trü/tan vf (vinification formula) durante o estágio para proteger o vinho da oxidação. O carácter de carvalho tostado de trü/tan vf reforça o volume de boca criando equilíbrio.

trü/tan vf é um tanino versátil que pode ser aplicado em qualquer período do processo de vinificação de vinhos tintos e brancos. Este lote de taninos gálicos e elágicos, num total de 70 a 75 %, induz a estabilização proteica, melhora a estrutura e protege os vinhos da oxidação durante o estágio. A composição polifenólica dos vinhos será melhor e mais estável se usar o trü/tan vf durante o estágio e principalmente durante o acabamento.

Dose: A dose recomendada é de 5-15 g/hl, sendo que é aconselhável realizar ensaios antes do seu uso. O estilo de vinho pretendido e a casta utilizada terão também um impacto na dose utilizada. Contacte um técnico da WTS e solicite amostras para ensaios.

trü/tan rf (reserve formula)

Use trü/tan rf (reserve formula) durante o acabamento para acentuar os atributos de carvalho tostado, tornando o vinho mais longo e preservando o carácter varietal. Quando se pretende aumentar a complexidade e melhorar o “volume de boca”, trü/tan rf é o produto adequado devido à sua elevada contribuição para a polimerização. É a fórmula ideal para equilibrar a estrutura nos vinhos tipo reserva. Este lote de taninos hidrolisáveis (gálicos e elágicos) possui um total de 65 a 70% de tanino. É um produto perfeito para acabamento e principalmente para estágio.

Dose: A dose recomendada é de 3-5 g/hl, sendo que é aconselhável realizar ensaios antes do seu uso. O estilo de vinho pretendido e a casta utilizada terão também um impacto na dose utilizada. Contacte um técnico da WTS e solicite amostras para ensaios.

trü/tan vb (volume boost)

Use trü/tan vb (volume boost) para conferir complexidade e requinte aos vinhos, salientando o “mid palate” e oferecendo uma ampla sensação de boca (“mouthfeel”).

Mesmo em doses reduzidas, trü/tan vb oferece um aumento de volume de boca. A fruta torna-se mais complexa no aroma, o que confere um maior requinte ao vinho acabado e o palato médio torna-se mais amplo devido à preservação das características varietais. A vida do vinho é também prolongada. Esta mistura hidrossolúvel de galotaninos e elagitaninos contem entre 68% e 73% de taninos e é adequada tanto para estágio como para acabamento dos vinhos.

Dose: A dose recomendada é de 3-5 g/hl, sendo que é aconselhável realizar ensaios antes do seu uso. O estilo de vinho pretendido e a casta utilizada terão também um impacto na dose utilizada. Contacte um técnico da WTS e solicite amostras para ensaios.

trü/tan fi (fruit intensive)

Use trü/tan fi (fruit intensive) para intensificar o carácter frutado e conferir uma maior frescura em qualquer etapa do processo de vinificação, com resultados particularmente bons quando aplicado durante a fermentação.

trü/tan fi é uma mistura hidrossolúvel de galotaninos e elagitaninos com 85% a 90% de taninos totais. O “blend” de taninos foi desenvolvido tendo em conta a fermentação – o seu elevado teor de taninos ajuda a preservar os aromas nos vinhos brancos e beneficia a estabilização da cor nos tintos. trü/tan fi é também vantajoso em doses reduzidas, durante o acabamento, para realçar o carácter frutado. A adição dos taninos preserva as características aromáticas por meio de reacções antioxidantes e aumenta a estrutura do vinho no seu todo.

Dose: A dose recomendada é de 5-15 g/hl, sendo que é aconselhável realizar ensaios antes do seu uso. O estilo de vinho pretendido e a casta utilizada terão também um impacto na dose utilizada. Contacte um técnico da WTS e solicite amostras para ensaios.